top of page
Buscar

Dicas para aproveitar o Eclipse Solar "Anel de Fogo" ao máximo.

 

Neste sábado (14 de outubro), acontece um evento astronômico muito especial, o eclipse solar anular que é um tipo de eclipse solar que ocorre quando a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica. Isso faz com que o tamanho aparente da Lua seja um pouco menor do que o do Sol quando vista da Terra. Como resultado, durante um eclipse anular, a Lua não cobre completamente o disco solar, deixando um anel brilhante de luz solar ao redor da borda da Lua. Esse anel de luz é conhecido como "anel de fogo" ou "anel anular".


Cyprian Leowitz “ Eclipses luminarium” (1554)


Separamos algumas dicas de como aproveitar o evento ao máximo:


1.Use óculos de proteção solar:


Nunca olhe diretamente para o sol sem proteção adequada, mesmo durante um eclipse solar. Use óculos de proteção solar certificados pela ISO para garantir a segurança dos seus olhos.


2.Encontre um local de observação adequado:


Cidades de regiões como Norte e Nordeste do Brasil terão visões privilegiadas do eclipse. Já nas regiões Sudeste e Sul a visibilidade é parcial. No Centro- Oeste, Brasília e algumas áreas do centro-oeste do Brasil também terão a oportunidade de ver o eclipse em sua totalidade. Escolha um local com uma boa visibilidade do sol e um horizonte desobstruído. Evite áreas urbanas com muita poluição luminosa, se possível.


3.Chegue cedo:


Os eclipses solares têm uma duração limitada. Chegue ao seu local de observação com antecedência para garantir que você não perca nenhum momento do evento.


4.Leve equipamento de fotografia:


Se você gosta de fotografia, leve uma câmera com filtro solar apropriado. Isso permitirá que você capture o fenômeno de maneira segura e crie lembranças duradouras.


5.Fique atento aos arredores:


Durante um eclipse solar, a luz ambiente diminuirá e a temperatura pode cair. Observe as mudanças no ambiente ao seu redor, como a aparência das sombras.


6. Aprecie a paisagem:

Além de observar o sol, preste atenção à paisagem ao seu redor. Você pode notar mudanças na iluminação e nas cores durante o evento.


7. Compartilhe a experiência:


Se estiver com amigos, familiares ou colegas, compartilhe o momento com eles. Os eventos astronômicos são oportunidades únicas para criar conexões e compartilhar o entusiasmo pela ciência.


8. Esteja ciente do horário local:

O início do eclipse solar no Brasil está previsto para as 14h05min (horário de Brasília). A fase anular terá início às 15h52min e se encerrará às 16h48min, com uma duração aproximada de 55 minutos. A conclusão total deste fenômeno astronômico está programada para as 17h55min (horário de Brasília).


Lembre-se sempre de priorizar a segurança durante a observação de eventos astronômicos. Nunca olhe diretamente para o sol sem proteção adequada, pois isso pode causar danos irreparáveis aos olhos.


22 visualizações0 comentário

Comments